20 setembro, 2012

Entrevista com o Apóstolo Paulo



   Entrevista com o Apóstolo 
                     Paulo


Mary – Paulo de Tarso, antes conhecido por SAULO, como se deu a tua conversão de perseguidor dos cristãos a apóstolo de Jesus Cristo?

Paulo – Fui ao Sumo sacerdote em Jerusalém pedindo cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de prender todos os cristãos que lá se encontrassem, homens, mulheres e crianças. Ia a caminho de Damasco, quando de repente uma luz do céu brilhou ao meu redor e caindo por terra, ouvi uma voz que dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Perguntei então: Quem és tu, Senhor? Ao que a voz respondeu: Sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Levanta-te,  e entra na cidade e lá te será dito  que te convém fazer. Levantei-me e abrindo os olhos, notei que não enxergava. Guiaram-me até Damasco. Lá fiquei três dias sem ver, sem comer e sem beber. Então veio um homem chamado Ananias e falou: - Irmão Saulo,  o Senhor Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e fiques cheio do Espírito Santo. E logo caíram dos meus olhos como que umas escamas e recuperei a vista. Levantei-me e fui batizado. Depois fui alimentado e fiquei confortado. Passei alguns dias em companhia de alguns discípulos que estavam em Damasco e comecei logo a pregar a Cristo, afirmando ser ele o Filho de Deus (Atos 9:1-6,8-9 e 17-20).
Mary – Qual  a missão que recebestes de Cristo?
Paulo – Pregar  o evangelho entre os gentios (Atos 9:15).
Mary  – Dizem que és o maior apóstolo de Cristo. É verdade?
Paulo – ...Eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã (1 Coríntios 15:9-10).
Mary - Que dizes de Jesus Cristo?
Paulo - Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre o mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência... a cabeça, da qual todo corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus (Colossenses 1:15-19; 2:3,19).
Mary - Que fez Cristo ao morrer na cruz?
Paulo - Riscou a cédula que era contra nós nas suas ordenanças...  cravando-a na cruz (Colossenses 2:14).
Mary - Que fez Cristo ao ressurgir dos mortos?
Paulo - ...Aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho (II Timóteo 1:10)
Mary - Mas será que ele ressuscitou mesmo?
Paulo - ...Se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo... de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos e foi feito as primícias dos que dormem (1 Coríntios 15:14,15,20).
Mary - Podemos ser salvos pelas obras ou somente pela fé em Cristo?
Paulo - ...É evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus (Gálatas 3:11, 26).
Mary -  Como podemos saber se somos filhos de Deus e não apenas criaturas jogadas neste mundo sem nenhum propósito?
Paulo - O ... Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus (Romanos 8:16, 9, 14).
Mary - Quer dizer que todos os que aceitam Jesus Cristo como seu legítimo  Salvador e Senhor, mesmo cometendo pecados podem se considerar salvos?
Paulo - ... Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus , os livrou da lei do pecado e da morte (Romanos 8:1-2).
Mary - Que dizes das Sagradas Escrituras?
Paulo - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;   para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16-17).
Mary - Quando devemos pregar o evangelho de Cristo?
Paulo - ... A  palavra de Deus não está presa. ...a tempo e fora de tempo para redargüir, repreender, exortar, com toda a longanimidade e doutrina (2 Timóteo 2:9 e 4:2)
Mary - Que dizes da injustiça?
Paulo - ...Quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas (Colossenses 3:25).
Mary -  Devemos nos preocupar como nossos familiares?
Paulo - ...Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel (I Timóteo 5:8).
Mary - Devemos orar pelas autoridades civis e militares?
Paulo - Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade, porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador (1Timóteo 2:2-3).
Mary - Que achas da ajuda financeira que os evangélicos dão para o sustento dos pastores?
Paulo - Digno é o obreiro do seu salário (I Timóteo 5:18-c). Mas como diz o meu amado Cefas, devemos “apascentar o rebanho de Deus, que está entre nós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” ( I Pedro 5:2-3).
Mary - Que dizes do trabalho?
Paulo - ... Se alguém não quiser trabalhar, não coma também (2 Tessalonicenses 3:10 – c).
Mary -  Que conselho dás aos ricos?
Paulo - ...Que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos. Que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis (1 Timóteo 6:17-18).
Mary -  Que dizes do amor ao próximo?
Paulo - O amor... é o vínculo da perfeição. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha...(Colossenses 3:14-c e 1 Coríntios 13:4-8).
Mary - Sabemos que em Cristo somos “nova criatura”, mas por que?
Paulo -  ... Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo ... Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (2 Coríntios 5:17 e Filipenses 3:13-14)
Mary - Contra quem é a nossa luta quando estamos em Cristo?
Paulo - ... Não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Efésios 6:12).
Mary -  Como podemos vencer o mal?
Paulo - Revesti-vos de toda a amadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. ...Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6:11, 16-18).
Mary -  Sabemos que sofrestes muito por amor a Cristo. Conta-nos alguma coisa.
Paulo - Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. [Mas Jesus] disse-me: a minha graça  te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo (2 Coríntios 11:24-28; 12:9).
Mary - Como podemos ser consolados em nossas tribulações?
Paulo - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo (2 Coríntios 1:3-5).
Mary - Todas as tribulações devem ser entregues a Cristo?
Paulo - ... Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si  mesmo por mim (2 Timóteo 1:7 e Gálatas 2:20).
Mary -  Como devem os nossos pensamentos?
Paulo - ...Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai  (Filipenses 4:8).
Mary - Como serão os últimos dias?
Paulo - ... Nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela...
(2 Timóteo 3:1-5)
Mary - Como ressuscitam os mortos?
Paulo - ... O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. ...E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. ...Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual.  (1 Coríntios 15:36-37, 40,42-44).
Mary -  – Como se dará o arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo?
Paulo - ... Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. ...Pela palavra do Senhor... nós, os que ficarmos vivos para  a vinda do Senhor não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a  encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:14-17).
Mary - Quando se dará a integração definitiva de Cristo no Pai?
Paulo - ... Quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos (1 Coríntios 15:28).

Mary Schultze - Atualizada em set. 2012.
www.marybiblia.com ... Maryonlybible
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...