20 março, 2012

Segurança, só no Senhor.

Segurança, só no Senhor.
Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. - Salmos 4:8

Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.
A falta de sono inibe a produção de insulina (hormônio que retira o açúcar do sangue) pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a um estado pré-diabético ou, mesmo, ao diabetes propriamente dito. Num estudo, homens que dormiram apenas quatro horas por noite, durante uma semana, passaram a apresentar intolerância à glicose (estado pré-diabético).

Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono?
Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem comprometimento de seu crescimento (devido a diminuição do hormônio do crescimento), do aprendizado e da concentração.
É no sono REM, quando acontecem os sonhos, que as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Em outras palavras: se alguém - adulto ou criança - não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.
Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.
Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória. 

Conselhos para dormir melhor segundo a medicina:
  • À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades;
  • Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").
  • Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
  • Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro;
  • Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã;
  • Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama;
  • Procure usar colchões confortáveis e silenciosos;
  • Tire da cabeceira o telefone celular e relógios;
  • Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir;
  • Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono. (*)
Vimos então quantos problemas causa uma noite de sono mal dormida, mas mesmo com todos os problemas do dia a dia, os que confiam no Senhor, os que entregam suas vidas ao Senhor, têm privilégio sobre isto, pois como Davi, mesmo com toda tribulação, perseguição, injustiça, consegue dormir tranquilo, pois entregou inteiramente a sua vida nas mãos do Senhor nosso Deus.

Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Salmos 125:1
Não existe problema fácil, mas existe solução certa. A solução de todos os males está em Deus, na sua Palavra, pois só Ele têm a resposta que precisamos e não enxergamos. Vários homens e mulheres de Deus passaram por inúmeras lutas, angústias, provações, etc..., mas todos obtiveram a solução quando buscaram e entregaram suas vidas a Deus.
Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele. Salmos 4:3
Assim como foi Davi separado e um ungido por Deus, Ele também separou a mim e a você como seus filhos amados, e como pai ele quer o melhor e faz o melhor; por isso quando tudo está contra você e as circunstâncias dizem “não”, nunca esqueça que Deus têm sempre a palavra final.
    Conselhos para dormir melhor segundo Deus:
  • entra em teu aposento e fecha a tua porta;
  • respire fundo e relaxe;
  • ora a teu Pai que está em secreto (mas tudo vê);
  • abra seu coração e não esqueça de dizer nada;
  • peça perdão por tudo e aprenda a perdoar;
  • glorifique o nome do Senhor;
  • então comece a escutar a doce voz de Deus (e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mat 6:6b);
  • então em paz se deite e durma.

Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Salmos 91:2

DURMA BEM !!!
* texto baseado no estudo da Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, do site: http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html
Nunca esqueça: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” (Fp 1:6)

Por Tatiana Serique de Castro.

Veja mais na página ESPOSA FIEL (no menu):

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...