02 setembro, 2011

Encorajamento, onde encontrar?

Encorajamento, onde encontrar?

Porque, mesmo quando chegamos à Macedónia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. Mas Deus, que consola os abatidos,
nos consolou com a vinda de Tito.” (II Cor 7:5-6)

O que fazer quando: a alma grita, o coração sangra, os olhos lagrimejam e ninguém vê?
O que fazer quando: queremos sair correndo em uma estrada que parace não ter fim, quando queremos gritar tão alto a ponto de doer os ouvidos ou quando queremos ficar somente a sós e ninguém nota?
Ombro amigo, onde encontrar? É difícil de responder a esta pergunta, onde todos em volta paracem sempre ocupados, assoberbados, cansados, distraídos, ..., onde encontrar alguém que não esteja ocupado nos dias de hoje, dentro ou fora de casa, é muito difícil, mas sempre temos um Amigo que nunca vemos, um Amigo quase imperceptível aos olhos, um Amigo que tudo vê, que tudo suporta, que toma nossas dores, fortalece nossas almas e consola nossos corações, quer saber quem é este? “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador (grifo meu) não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” (João 16:7).
Que maravilhoso é saber que não estamos só, que tem alguém que está conosco ainda que não vemos, o ESPÍRITO SANTO de DEUS, deixado por Cristo nosso Senhor, pois Ele, somente Ele sabe o que passamos, por isso deixou o Consolador para interceder por nós, a todo tempo: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rom 8:26).
A Bíblia nos relata vários exemplos de amizades, amizades para todas as horas e momentos, amizades sinceras e encorajadoras, amigos mais chegados que irmãos, como: Josué e Calebe; Davi e Jônatas; os três amigos Sadraque, Mesaque e Abednego, mesmo na fornalha ficaram juntos; Rute e Noemi, permaneceram juntas mediante as perdas e a sogra de Rute a orientou e a ensentivou; e o apostolo Paulo que teve ao seu lado Barnabé, Tito, Silas e tantos outros amigos em tantas lutas e atribulações, principalmente o Espírito Santo que quando estava preso o confortava e quando em missões direcionava em quais cidades deveria ir.
O encorajamento é espetacular. Pense nisso: ele tem a capacidade de levantar os ombros do ser humano, de brotar um sorriso no rosto de uma criança desanimada, de trazer fogo novo para as brasas apagadas de um sonho, de realmente mudar o curso do dia... da semana...é algo grandioso.
Valorize sua família, suas amizades, não se isole em momentos difíceis, compartilhe seus problemas com outros de sua confiança, com certeza você obterá resultado, pois ninguém está tão ocupado o tempo todo que não possa te escutar, mas não esqueça, que mesmo que você não veja o Espírito Santo, ele está presente a te consolar.
Não é fácil, não é fácil mesmo ser um encorajador, é preciso coragem, muita coragem para confiar em Deus, crer em nós mesmos e tirar o foco de nós mesmas e alcançar a outros. Mas que bela maneira de viver! Não sei de ninguém mais necessário, mais valioso, mais semelhante a Cristo, do que a pessoa que se comprometeu a promover o encorajamento. Sem levar em conta as atitudes dos outros.

Charles R. Swindoll declara em seu livro “Dê-me ânimo”:
“Aqueles de vocês que têm Cristo vivendo em suas vidas só poderão manter este estilo de vida encorajador se permitirem que o Espírito de Deus tenha o controle e a liberdade de viver sua vida por seu intermédio. Deus nos deu seu Espírito para que ele pudesse andar conosco e nos encorajar dia após dia. Por favor, entregue-se a ele de maneira que você, por sua vez, possa entregar-se a outros.
Aqueles de vocês que alegam não conhecer a Cristo pessoalmente não podem esperar entrar nas profundezas desses pensamentos a menos que você se volte, pela fé, para o Filho de Deus, Jesus nosso Senhor. Só então você pode receber o encorajamento que Deus promete ao seu povo. E só então você pode dar aos outros o tipo de encorajamento duradouro que não somente suaviza as mágoas, mas também transforma vidas. Quando Davi se sentia "muito angustiado" (1 Samuel 30:6), frente a frente com a morte e afundado em desânimo, diz-nos a Bíblia que "ele se reanimou no Senhor".
O Refúgio de Davi está à sua disposição. . . neste preciso momento. Não há espera. Não é necessário marcar entrevista. E o Encorajador está lá dentro.”

Não desamine com as lutas, doenças, perseguições, ..., vejamos agora duas passagens bíblicas de encorajamento, encorajamento pelo próprio Senhor:
A primeira está no evangelho de João 11:1-45: em Betânia quando Lázaro morreu, Jesus chegou após quatro dias e Marta disse ao senhor: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” (verso 21) e mais a frente Jesus respondei: “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” (verso 40);

A segunda está no evangelho de Lucas 23: na crucificação, em cada lado de Cristo tinham dois malfeitores e um reconhecendo que Cristo é o Senhor (a bíblia não relata mas este malfeitor deveria estar com medo) lhe disse: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.” (verso 42) e Jesus lhe respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (verso 43).
Que maravilhoso, pois mesmo diante da morte o Senhor nos conforta e nos encoraja.

Você já encorajou alguém hoje? Seja atenciosa com seus familiares e entes queridos, com suas amizades, não deixe passar por desapercebido o que os outros estão sentindo, mesmo que eles não falem, mas um gesto de carinho e atenção vale mais que mil palavras.
Seja uma encorajadora, o mundo precisa disto, agindo assim com certeza você também será encorajada.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus,
e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós.
Amém. (II Cor 2:14).

Nota: mensagem baseada no livro: “Dê-me ânimo” de Charles R. Swindoll. Veja este livro e outros no menu Esposa Fiel – Livros, e seja edificado!

Nunca esqueça: “ Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” (Fp 1:6)

Por Tatiana Serique de Castro.

Visite a página ESPOSA FIEL (no menu) e veja também:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...