04 agosto, 2011

Biografia Susannah Spurgeon

Susannah Spurgeon (1832-1903)
Breve Biografia – Mulher Fiel ao chamado de Deus



     Susannah Thompson Spurgeon será sempre lembrada como a esposa fiel e encorajadora do grande pregador Charles Haddon Spurgeon. No entanto, ela também merece ser homenageada por sua contribuição literária e da fundação do Fundo de Reserva que forneceu livros teológicos aos ministros que eram demasiados pobres para comprá-los.
    Susannah Thompson nasceu em 15 de janeiro de 1832. Pertencia a uma pacata família de comerciantes da cidade e havia recebido uma sólida educação, seus pais eram cristãos fervorosos e membros da histórica Capela em New Park Street.
      Susannah ouviu pela primeira vez aos 19 anos de idade, Charles Spurgeon na noite de domingo, 18 de dezembro de 1853. Era o primeiro domingo de Spurgeon em New Park Street Chapel. Susannah viu e ouviu pela primeira vez o homem que viria a se tornar seu amado marido.
   Mas Susannah decididamente não ficou impressionada quando o viu pela primeira vez, por causa da sua maneira simples de se vestir. Parece que não demorou muito para Susannah superar seus preconceitos em relação Charles como pregador e ela logo percebeu que sua vida cristã estava longe de ser o que deveria ser.
     Como Susannah ouviu a pregação de Spurgeon nas semanas seguintes, ela gradativamente voltou sua atenção em direção a mensagem que ele pregava. Ela chegou a ir a igreja com mais freqüência com a pregação do Spurgeon, sendo usado pelo Espírito Santo para expor sua superficialidade e indiferença às coisas de Deus. Ela procurou o conselho de Charles e outros.
     Desejando aprender e melhorar a sua caminhada cristã, Charles lhe deu uma cópia do livro “O Peregrino” para ajudá-la nesse caminho. No livro, ele escreveu, "Miss Thompson, com desejos de seu progresso em uma peregrinação abençoada, de CH Spurgeon."
     Ela ficou muito impressionada com sua preocupação com ela e depois de lutar durante alguns meses, Susannah chegou a uma plena certeza de fé em Jesus Cristo.
     Em 20 de junho de 1854 os dois jovens compareceram à abertura brilhante de Londres no Palácio de Cristal juntos.
    Charles e Susannah leram algumas linhas de um livro que ele estava lendo: "Buscai uma boa esposa do teu Deus, pois ela é o melhor presente de Sua providência ... Se tu viés a ter uma mulher da tua mocidade, ela está vivendo agora em terra, por isso penso nela, e oro pelo bem-estar dela".
    Em pouco tempo eles estavam profundamente apaixonados, e Charles fez a proposta em 2 de agosto de 1854, e eles se casaram 18 meses depois, 08 de janeiro de 1856. Considerando que ela teve durante grande parte da sua vida problemas de saúde, foi uma ajudadora idônea e amiga fiel. Brilhava em seu ambiente por seus gostos refinados e pela grande bondade do seu caráter, mais que pela beleza física. Era uma mulher a quem Deus havia adornado com as melhores virtudes para a missão que lhe corresponderia em cumprir.
   Ela teve a energia para empreender duas obras que lhe valeram muito reconhecimento e estima: o "Fundo de Livros", e o "Fundo de Auxílio para Ministros Pobres".
    O primeiro surgiu quando Spurgeon publicou os seus "Discursos aos meus alunos", em 1869. Ela se sentiu tão apaixonada pelo livro, que quando o seu marido lhe perguntou: "Você gostou?, ela respondeu: "Quem me dera se pudesse por isso nas mãos de cada ministro da Inglaterra". "Quanto disponibilizará para este fim?", perguntou ele.
      Então ela se lembrou que em uma pequena gaveta tinha um dinheiro guardado por anos. Ao contá-lo, viu que somava a quantidade necessária para comprar cem exemplares do livro. Assim nasceu o "Fundo dos Livros".
     A obra efetuada por esta nobre mulher adquiriu grande importância a medida que o tempo passava. No ano de 1884, ela informava que, nos quinze anos de existência do "Fundo dos Livros", foram distribuídos 122.129 livros, além de um grande número de sermões; e que estes livros haviam sido doados a mais de 12.000 ministros de todas as denominações.
    Estes trabalhos permitiram a Sra. Spurgeon inteirar-se dos graves problemas econômicos que afligiam aos muitos ministros pobres. Assim surgiu a idéia de criar o Fundo de Auxílio Ministerial.
    Os primeiros 10 a 12 anos de seu casamento Susannah desempenhou um papel muito ativo no ministério de seu marido. Ela participou ativamente no trabalho pessoal, visitação, e fornecendo conselhos para meninas e mulheres jovens.
     Susannah tinha dado à luz a gêmeos chamados Charles Jr. e Thomas em 20 de setembro de 1856. O nascimento dos gêmeos foi extremamente difícil. Ela nunca se recuperou totalmente. Embora fraca e com a saúde debilitada, Susannah foi uma incentivadora constante de seu marido e uma instrutora fiel a seus filhos e ambos, passado o tempo, ingressaram no ministério. Um deles se destacou por sua eloqüência e capacidade, e sucedeu a seu tio de mesmo nome, que havia ficado à frente do Tabernáculo após a morte de Spurgeon. Seu outro filho também desempenhou postos de importância em sua denominação.
     Susannah faleceu em 22 de outubro de 1903 e tinha 71 anos. Ela foi colocada para descansar ao lado da sepultura de seu marido no cemitério de Norwood, onde subirão juntos no dia da ressurreição.

Compilados a partir de várias fontes.

Nunca esqueça: “ Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;”( Fp 1:6 )

Editado por Tatiana Serique de Castro.

Visite a página ESPOSA FIEL (no menu) e veja também:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...