27 julho, 2011

Dá-me visão!

Dá-me visão!


“E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.” Mc 10:51

EDIFICAÇÃO:

    Os evangelhos são sinóticos (semelhantes entre si), porém cada um tem sua particularidade em especial para relatar os milagres de Jesus. No evangelho de Marcos por exemplo, nos basearemos ao vermos esta particularidade, no capítulo 10 nos versículos de 46 à 52, aprenderemos um pouco sobre a vida de Bartimeu, deste personagem que tem muito a nos ensinar.

    Bartimeu fez um pedido especial ao Senhor “que eu tenha vista”, mas não é só ver, o ver carnal, enxergar o aqui e o agora, era algo que iria além das suas expectativas, o ver espiritual, como aconteceu com o moço do profeta Eliseu: E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”- II Reis 6:17.

    No verso 46, a bíblia nos relata que Bartimeu era filho de Timeu, sinal que ele tinha uma família, mas, que por algum motivo não vivia mais no ceio dela, ele estava só, cego, mendigo, abandonado. O que leva o ser humano a chegar a este estágio na vida? Lutas, rebeldia, decepção, depressão, desrespeito, dependência por algum tipo de vício, onde o convívio entre os familiares não é mais possível. Não sabemos ao certo o que se passou com este homem, pois ficou pelo caminho, se deixando ficar para trás, sabemos que ele começou mal mas teve um fim maravilhoso.
    Não importa qual seja o caminho que você tome, o que importa é que você não fique no caminho, prostrada, desanimada, desacreditada e sim tenha coragem de se levantar, tomando o caminho certo - Jesus.

    Nos versos 47 e 48, não sabemos que tipo de educação Bartimeu teve ou se frequentou algum tipo de escola, ou até mesmo se teve algum ensinamento das escrituras (nos livros da lei, nas sinagôgas), mas sabemos que ele conhecia bem quem era Jesus pois declara: “Jesus, filho de Davi”, esta expressão indica, de alguma forma, que conhecia aquele a quem poderia lhe curar.
Quantas vezes, nós, com visão perfeita, não conseguimos enxergar mais além, pois a cegueira da vida pelas lutas e adversidades nos impedem de enxergar o que está bem próximo, a solução dos problemas ou melhor, quem nos pode dár esta solução.

    No verso 49 vemos que sua atitude chamou a atenção do Mestre, pois Jesus parou para atender aquele homem. Quantas vezes de alguma forma também estamos chamando a atenção de Cristo, de que maneira estamos fazendo isso, que Ele pare para nos atender? Quantas vezes pensamos que o Senhor não está ouvindo as nossas orações? A resposta muitas vezes está na nossa frente e não enxergamos: arrependimento, quebrantamento, reconhecimento.

    No verso 50 a resposta de pronto atendimento, sem pensar duas vezes, sem questionar, levantou-se Bartimeu retirando de si a sua “capa”, retirando a capa da vergonha, deixando para trás aquele estilo de vida, vida de miséria, onde sabia que não voltaria mais para ela. Que estejamos prontos ao chamado de Cristo, nunca deixe a “capa” do medo, da vergonha, do pecado te impedir de ter com Aquele que é poderoso para te livrar de qualquer situação ou condição.

    No verso 51 vemos uma segunda oportunidade para Bartimeu, talves seria a única, não sabemos, mas ele não a perdeu. Venha, não desista, levante a cabeça, pois só Cristo nos dá está segunda oportunidade, quando se entregou por nós, naquela cruz, para nos salvar de nossos pecados.

    No verso 52 está bem claro, que só a nos mostra que JESUS CRISTO É O SENHOR E O ÚNICO QUE NOS SALVA, e quando passamos a enxergar esta verdade, logo deixamos tudo para trás e seguimos Àquele que é o próprio caminho, a única verdade, que nos dá a verdadeira vida.

REFLETINDO:

    Que lição este personagem real nos dá, seja como indivíduo ou como igreja, não permita que este tipo de situação aconteça. Decepções, lutas, perseguições, constrangimentos, injustiças sempre acontecerá com os servos do Senhor ( “Bem-aventurados os que sofrem perseguiçäo por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;” - Mat.5:10 ), queridas irmãs se mantenham firmes na promessa pois: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer näo receberá o dano da segunda morte.” - Ap. 2:11.

    Não deixe que os problemas da vida tire sua visão, não fique pelo caminho com as desilusões, não seja mendiga na fé.

    Você já falou com Deus hoje? Já expôs a Ele seus problemas? Ou já disse a Deus o quanto é grata pela sua vida, pela sua família e por tudo que você têm? Chame a atenção D`Ele, faça um pedido especial ao Senhor da vida:
  • Dá-me visão Senhor, para discernir os problemas!
  • Dá-me visão Senhor, para amar minha família!
  • Dá-me visão Senhor, para amar meu irmão!
  • Dá-me visão Senhor, para trabalhar na Tua casa!
  • Dá-me visão Senhor, para ajudar a quem o Senhor me enviar!
  • Dá-me visão Senhor, para ser fiel a Ti!
  • Dá-me visão Senhor, para atender ao Seu chamado!
  • Dá-me visão Senhor, para não ser levada pelos contradizentes!
  • Dá-me visão Senhor, para amar a Ti!
  • Dá-me visão Senhor, ... !

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar,
e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade,
domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” - Judas 24-25

Nunca esqueça: “ Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” (Fp 1:6)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...