21 julho, 2009

COMO IDENTIFICAR A RELIGIÃO CERTA?

COMO IDENTIFICAR A RELIGIÃO CERTA?




Alguns dizem: "todas as igrejas são iguais, todos os caminhos levam a Deus". Algumas pessoas entendem que deveriam, estar juntas com outras pessoas na igreja, mas dizem que não importa a igreja. Elas toleram as falsas doutrinas e as práticas não autorizadas pela Bíblia, pensando que Deus não lhes responsabilizará por tais erros. Mas isto não é o que as Escrituras ensinam:

I Tm. 5.22: “...nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”.
A Bíblia nos aconselha em I Pe.3.15: “e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. O verdadeiro povo de Deus precisa atentar para este detalhe – precisamos estar preparados para orientar as pessoas acerca da religião certa, em caso contrário, se não fizermos isto, o mundo terá maiores dificuldades em chegar ao Caminho, que é Cristo.

A Bíblia afirma em Tg. 1.26-27: “Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo”.
Nos tempos em que Jesus Cristo viveu aqui na terra, as viúvas e os órfãos sofriam muito; tratava-se de uma sociedade em que geralmente só o homem trabalhava para conseguir o sustento e manter a sua família; conseqüentemente, quando o pai da família falecia, esta passava a enfrentar muitas dificuldades, daí Tiago dizer que a religião pura precisava estar alinhada e comprometida com esse tipo de dificuldade.

Por outro ângulo, Tiago afirma que a religião verdadeira é aquela que se isentava da corrupção do mundo, ou seja, que não admite se misturar com o mundo, mas convivia com o mundo. A religião verdadeira deve estar acima de qualquer interesse ou de qualquer preconceito.
É perfeitamente compreensível que mesmo um sério pesquisador da verdade fique confuso quanto à situação religiosa de hoje; com dezenas de seitas que vão surgindo, quase que a cada dia, ao sabor das suas cobiças, muitas vezes nos deparamos com estas indagações: "qual é afinal a religião verdadeira? Existem alguns traços característicos, alguns critérios que possam nos ajudar?".

CRITÉRIOS PARA IDENTIFICAR A RELIGIÃO CERTA:
1. A atitude com referência à Bíblia:
A Bíblia Sagrada, desde a antiguidade, proclama ser a palavra escrita de Deus.
A religião que não acatar a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática, com certeza, não é uma religião que mereça crédito, portanto, não é uma religião certa.
As Escrituras do Velho Testamento foram aceitas por Cristo e pelos apóstolos como divinamente inspiradas. Jo. 10.35: “...A Escritura não pode ser anulada (falhar)”. Mt. 22.29 “...errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”. Mt. 26.56 “Mas tudo isto aconteceu para que se cumprissem as escrituras dos profetas”. Lc.24.27 “E começando por Moisés (o Pentateuco) e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”. II Tm.3.16 “Toda Escritura é divinamente inspirada”.
Quanto ao Novo Testamento, Jesus Cristo prometeu aos seus apóstolos em Jo.14.26 “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. E ainda em Jo.16.13 “Quando vier porém, aquele, o espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido...”
Por isso, durante parte do primeiro século, os apóstolos estiveram com Cristo, testemunharam sua ressurreição e receberam essas promessas; e gradualmente escreveram os Evangelhos e as Epístolas (cartas) que agora estão incluídos no Novo Testamento. Eles foram prontamente recebidos e reconhecidos pelos primeiros cristãos com Escrituras divinamente inspiradas pelo Espírito Santo, conforme prometido por Jesus, dignas de toda autoridade, e aceitas como tais.
Por fim, foi concedido a João, o último apóstolo, já no final do primeiro século, olhar profeticamente para as eras futuras e escrever o último livro das Escrituras, o livro de Apocalipse, que completou a palavra escrita de Deus. Leia o que está registrado em Ap.22.18-19 “Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro. Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro”.
Estas últimas palavras de Cristo aos apóstolos nos trazem uma regra importante: As Escrituras são divinamente inspiradas, e aqueles que acrescentarem ou tirarem qualquer parte, são considerados por assim dizer, falsos pregadores, e passivos de receber punições.
É comum se ouvir dizer que alguns fundadores de algumas religiões adicionaram às Escrituras alguns livros, (como os livros apócrifos – sem autenticidade profética ou apostólica, livros que não foram inspirados por Deus e acrescidos na Escritura Sagrada). Outras religiões são acusadas de tirarem porções das Escrituras por não concordarem com elas ou de acharem que não se enquadram nos conceitos modernos.

2. A atitude com respeito a Cristo:
Uma verdadeira religião aceitará Jesus Cristo (a religião – religação – verdadeira) como único e suficiente salvador com alegria e falará de quem Ele realmente é: verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
I Jo.2.22 “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho”. II Jo.7 “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal enganador é o anticristo”. II Pd.2.1 “Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição”.
Os erros sobre a pessoa de Cristo podem e têm levado muitas pessoas a uma antiga heresia Gnóstica, que negava a humanidade de Cristo, e a uma moderna heresia Agnóstica, que nega a divindade de Cristo.
Em Ap. 1.8 temos um texto que foi proferido por Jesus Cristo: “ Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo Poderoso”. A religião que nega isto, não merece confiança.

3. A atitude com relação à salvação:
Rm. 1.16 “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” . A palavra “evangelho” significa boas novas, bons conselhos. Ele (evangelho) nos diz o que devemos fazer para obter a salvação.
Ef. 2.8-9 “Porque pela graça(favor não merecido) sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
Qualquer religião debaixo do sol que alimente no homem o orgulho por ensinar que existe alguma coisa que ele pode fazer, tais como: dar esmolas, reencarnar-se ou apelar para os mortos, a fim de ser salvo ou alcançar alguma bênção; esta religião é falsa e mentirosa. A salvação só será alcançada por meio de Cristo.
At. 16.30-31 “...senhores, que me é necessário fazer para me salvar? ... Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”.
I Co. 15.1,3 “Ora eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, porque primeiramente vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.”
Jo.14.6 “Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
At. 4.12 “E em nenhum outro nome há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos”.
Qualquer religião que anuncie a salvação de maneira diferente, com certeza é falsa e está tentando ludibriar mentes e corações.
A salvação é alcançada pela graça de Deus e não pelas obras ou por qualquer outro esforço próprio.
Gl. 1.9 “Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho, além do que já recebestes, seja anátema”.

Vejamos agora os princípios básicos da apologia:

DOUTRINA:
A palavra doutrina vem do latim doctrina, que em outras palavras, significa ensino próprio. Pode ser qualquer tipo de ensino. Existem três tipos de doutrinas:
1) Dos homens (Cl 2:22; Mt 15:9);
2) Dos demônios (1 Tm 4:1);
3) De DEUS (At 13:12; Tt 2:10).
Esta última é ótima, mas outras são danosas. Temos que aprender a distinguir a última das primeiras, senão as conseqüências serão eternas e fatais.

SEITA E HERESIA:
As duas palavras derivam do termo grego háiresis, que em outras palavras, significa escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola, etc.
Seita é um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da bíblia, feita por uma ou mais pessoas. Heresia é uma interpretação errônea particular de um trecho, para seu próprio interesse, sem levar em conta a hermenêutica bíblica e o principal o ESPÍRITO SANTO. Às vezes uma heresia não precisa necessariamente ser dentro de uma seita.

POR QUE ESTUDAR APOLOGIA?
1) Defesa própria – Em muitos grupos religiosos seus adeptos estudam muitos anos suas doutrinas para irem de casa em casa à procura de frágeis novos convertidos e literalmente pescam no aquário alheio.
2) Evangelismo – Existe três tipos de colheita: Os ateus, os desviados e os hereges (esses últimos são os mais difíceis). Todos os três precisam conhecer o amor de JESUS.
3) Fortalecimento do rebanho – Devemos investir pesado no cuidado com as ovelhas. Ensinando um método de ensino bíblico como hermenêutica, exegética, apologética nos cultos de estudo da palavra e nas EBDs aos novos convertidos, fazendo com que eles consigam sustentar as doutrinas (trindade, Deus, homem, salvação, Espírito Santo, igreja, escatologia...) usando a bíblia. Um rebanho vacinado não adquirirá doenças.
                                 Gutemberg Castro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...